quarta-feira, 1 de julho de 2015

Relato da reunião de 30/06 - o movimento se fortalece e avança!


Nesta terça-feira, 30/06, tivemos mais uma reunião do Coletivo de Técnicos em Greve do Campus Curitiba, com um número maior de pessoas (inclusive colegas de outros campus e reitoria) e importantes avanços na construção da luta!

Acompanhe o relato da reunião:

A primeira parte da reunião consistiu nos informes:
 
1- Na semana passada foi criada, pelo SINDIEDUTEC, a Comissão Estadual de Greve, que reunirá semanalmente colegas dos campus que estão em greve visando dar um caráter estadual e articulado ao movimento dentro do IFPR;

2- O servidor Everton, do campus Foz do Iguaçu, informou da adesão dos técnicos à greve, cerca de 90% e das ações desenvolvidas (comando local, comissão de ética, camisetas da greve, participação na assembleia da Unila);

3- A servidora Eva, do campus Irati, também informou sobre a adesão de cerca de 50% dos técnicos à greve e das ações desenvolvidas (comando local, comissão de ética e camisetas da greve);

4- A servidora Emanuelle, do campus Goioerê, informou sobre a adesão de 5 dos 7 técnicos do campus. Informou também das ações desenvolvidas (elaboração de calendário de greve e confecção de cartazes);

5- Dado o informe sobre a reunião com o Reitor Pró-tempore do IFPR, prof. Élio, realizada na segunda-feira, dia 29/06, no campus Curitiba. Diversas intervenções de avaliação desta reunião foram feitas pelo Coletivo.

A segunda parte da reunião foi avaliação geral do cenário nacional:

1- O Coletivo fez a avaliação da proposta apresentada pelo Governo ao Fórum de Entidades dos Servidores (já relatado neste blog em post específico). De forma geral, a avaliação foi negativa na medida que a proposta não leva em conta os prejuízos acumulados desde o último acordo de greve e tampouco transmite segurança para o futuro (as previsões de inflação utilizadas para a proposta não condiz com o histórico deste governo).

Por fim, a terceira parte da reunião foi de encaminhamentos e ações práticas para o movimento:

1- Levantamento da paralisação no campus Curitiba: 45% dos técnicos do campus aderiram ao movimento paredista. Por setor: DPEI 100% parado (4/4), TI 50% parado (2/4), Segurança do Trabalho 50% parado (1/2), Assistentes de Alunos 75% parado (3/4), Secretaria Acadêmica 66% parado (6/9), Direção de Ensino 20% parado (1/5), NAEP 80% parado (4/5), Educação Física 100% parado (1/1), Comunicação 100% parado (2/2), DPA 25% parado (3/12).

2- Criada a Comissão de Ética do movimento paredista, composta por três servidores do campus. Foi definido ainda que as decisões de questões encaminhadas à Comissão de Ética serão aprovadas por todo o Coletivo.

3- Ratificada a criação da Comissão Estadual da Greve e a participação de dois colegas da Coordenação do Coletivo e feito o convite a todos os interessados participarem das ações desta Comissão.

4- A pauta local será proposta pela Coordenação do Coletivo e aprovada por todos os coletivos.

5- Aprovado o calendário de ações para as próximas semanas:
I- 07/7: debate prévio da pauta local;
II- 09/7: reunião na Reitoria do IFPR para apresentação e discussão da pauta local; 
III- 14/7: aprovação da pauta local, já com sugestões da Reitoria; 
IV- palestra sobre a Conjuntura Nacional com o prof. Claus Germer;

6- Ações práticas encaminhadas: (i) desenvolver um texto sobre compensação/reposição de trabalho no pós-greve; (ii) criação de página no Facebook; (iii) confecção de cartazes na próxima reunião.

Coletivo de Técnicos em Greve do Campus Curitiba
Greve IFPR 2015 - greveifpr2015@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário